5 PASSOS PARA CRIAR SEU BANCO DIGITAL

5 PASSOS PARA CRIAR SEU BANCO DIGITAL

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no seu e-mail Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Linkedin Publicado em 8 de dezembro de 2022
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Aline Santesso

aline.santesso@toodoo.com.br

Head of Product Digital Banking

Com o processo de democratização do sistema financeiro, altamente intensificado pelo Open Banking, Open Finance, pagamentos instantâneos (PIX) e a descentralização da moeda através das CRIPTOS, vemos um avanço expressivo nos números de novas Fintechs e Bancos Digitais. 

Porém com tanta praticidade para criar um banco digital, se manter ativo e na mira dos usuários, ter um aplicativo móvel sofisticado e descomplicado, não é o suficiente. 

Durante minha jornada de implementação de plataformas de bancos digitais junto a instituições de todos os tamanhos, me deparei com a necessidade de entender a expectativa da empresa que me procura e transformar isso em um produto atrativo e acima de tudo rentável. 

Para isso, sigo em um processo de imersão junto aos nossos clientes e identifico pontos que devem ser levados em consideração. 

Compilei os 5 principais, para que seu "foguete não de ré".  

Passo 1 - reforce conhecimento em tecnologia 

Conhecimento do negócio te direciona, conhecimento em tecnologia te impulsiona. 

Hoje o que define o tamanho e a velocidade do seu negócio, é o seu conhecimento em tecnologia.  

Graças aos avanços dos últimos anos, não somente a área de engenharia de software deve conhecer sobre tecnologia, mas todo o restante da corporação também.  

Isso pode ser identificado em todos os setores da empresa, como por exemplo a entrada de um cliente, no qual passa por uma análise sistêmica, programada por um desenvolvedor com regras descritas por um analista de riscos até o processamento da folha de pagamento, que é disparada de forma automática. 

Sendo assim, conhecimento em tecnologia não é apenas programação, mas também em ferramentas que podem ser utilizadas para acelerar os processos de gestão, organização e elaboração de projetos.  

Passo 2 - aprenda com quem sabe. 

Pesquise bastante sobre os parceiros que podem te levar até onde você deseja.  

Sabe-se que muitas empresas dominam seu ramo de atuação, e possuem um grande interesse por serviços financeiros, porém conhecem tão pouco sobre o assunto, que não sabem nem por onde começar as implementações para ofertar tais serviços.  

As plataformas Banking as a Service, vem ganhando força nos últimos anos, por auxiliarem no processo "de chegar lá".  

Definir um parceiro de jornada, entender sobre os serviços prestados, a tecnologia envolvida, a responsabilidade de cada parte do processo, será crucial. 

Passo 3 - conheça seu público-alvo. 

Se você não sabe quem quer impactar, não sabe onde quer chegar. 

Em uma matéria da Exame diz que, 54% dos jovens brasileiros já escolheram seu banco digital. 

Sendo assim, ter definido exatamente o público-alvo e segmento que atuará, te colocará na mira de quem quer atingir.  

Você sairá das pesquisas abertas no google ou lojas de aplicativos, para pesquisas especificas, assim terá a oportunidade de entender o interesse do seu público em serviços financeiros e linhas de créditos, impactando na definição de parceiros com produtos que agreguem valor. 

E com isso terá métricas que justificarão as tomadas de decisão da evolução do produto. 

Referência: https://exame.com/invest/minhas-financas/bancos-digitais-ja-sao-principal-banco-de-relacionamento-dos-mais-jovens/ 

Passo 4 - tenha clareza do seu produto. 

Não seja apenas mais um. 

Tenha objetivos claros da evolução do seu produto, assim terá como projetar em que fase aumentar os esforços em cada uma das caixinhas, sendo as principais marketing, tecnologia e aquisição de novos produtos. 

Quanto mais rápido o produto no mercado, mais rápido saberá para onde caminhar.  

Passo 5 - tenha conhecimento sobre assuntos regulatórios. 

Não terceirize responsabilidades e não se deixe enganar. 

Seguindo por um caminho de consumo de plataformas "as a service", essas questões acabam ficando transparentes, pois as empresas prestadoras desses serviços se tornar responsáveis pelos reports, seja transmissão de arquivos quanto adequações solicitadas pelo regulador. 

Saber suas obrigações com o órgão regulador é muito importante, pois te dará clareza do quanto você já está preparado ou precisa se preparar para avançar no seu produto. Entender como o regulador te enxerga, em qual segmento seu negócio se encaixa, definirá os próximos passos. 

Portanto seguindo cada passo, entendo a responsabilidade de cada área e como as peças se encaixam, tornará seu negócio EFICIENTE. 

O mercado financeiro tem evoluído a cada dia, permitindo que hoje possamos fazer o que os "bancões" fazem a anos. Mas lembrando de mantermos os pés no chão, de que 60 anos não cabem em 3 meses!